Política

POLÍTICA

O termo «política» e o conceito que lhe está associado são originários da Grécia antiga, como é do conhecimento geral. Referiam-se à administração da «Polis», a dignação grega de então para o que traduzimos hoje por «Cidade-Estado».

O  mundo grego era etnicamente e culturalmente uno, mas não o era politicamente. As «Polis» eram os aglomerados populacionais mais relevantes e eram politicamente independentes entre si - daí a designação actual de «Cidades-Estado». Tinham estruturas de poder e administração próprias, que abarcavam a cidade e as áreas envolventes que providenciavam o seu abastecimento.

A política era a designação dada ao conjunto de actividades e acções próprias da administração da Polis e aplica-se nos nossos dias praticamente da mesma forma, fazendo o paralelismo entre os Estados actuais e as Cidades-Estado de então.

Às pessoas envolvidas na política chamamos políticos, pelo que, se considerarmos que nos nossos sistemas políticos ocidentais todos os cidadão são chamados a pronunciarem-se sobre a administração do Estado, só poderemos concluir que todos somos políticos.

O facto de muitos cidadãos se recusarem a pronunciar-se ou a identificarem-se com os que se envolvem na política – directamente (ocupando cargos ou candidatando-se aos mesmos) ou indirectamente (apoiando aqueles) – não lhes retira o seu caráter político. O simples facto de tomarem uma posição (no caso, a indiferença), mesmo que por simples desinteresse ou sentimento de incapacidade política, é já uma acção política. Consequentemente, todos temos uma quota de responsabilidade no estado da política que vivemos, tendo ou não tendo consciência disso.